segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Poesias e canções

.Construção - https://www.vagalume.com.br/chico-buarque/construcao.html
.Pedro Pedreiro - https://www.vagalume.com.br/chico-buarque/pedro-pedreiro.html
.Domingo no Parque - https://www.vagalume.com.br/gilberto-gil/domingo-no-parque.html
.Operário em Construção -http://www.viniciusdemoraes.com.br/pt-br/poesia/poesias-avulsas/o-operario-em-construcao

.Perguntas de um Operário que Lê - https://dariodasilva.wordpress.com/2012/10/29/perguntas-de-um-operario-que-le-bertold-brecht/

.Faroeste Caboclo - https://www.vagalume.com.br/legiao-urbana/faroeste-cabloco.html

. Autores
Chico Buarque

Gilberto Gil
Bertolt Brecht
Vinícius de Moraes
Legião Urbana




. Características da Poesia

Composição que busca a harmonia das palavras
Tradução das emoções em palavras
Expressão das inquietações e dos anseios humanos
Significação latente em sonoridade, ritmo, visualidade
Exploração da riqueza da linguagem
Forma (re)cria conteúdo – pluralidade dos sentidos
Versos dispostos em estrofes, com métrica fixa ou livre, com ou sem rima
Modernismo: informalidade sem menosprezo da técnica

. Encaixando as composições

Todas composições citadas acima apresentam características poéticas. Em suas linhas, expressam as emoções do eu lírico e os personagens que contracenam com ele no cotidiano; a formalidade é dispensada e aos poucos observamos um ritmo e palavras que criam formas em nossa mente, nos permitindo imaginar uma história, e absorver as inquietações pelos quais os personagens passam, e que nos remetem a casos que existem na vida real.
A divisão das estruturas fica bem clara nas composições, sendo dividias todas em versos e estrofes, que dão um sentido à construção da narrativa.

. Características da Narrativa

A narração é um tipo de texto que conta uma sequência de fatos, sejam eles reais ou imaginários, nos quais as personagens atuam em um determinado espaço e no decorrer do tempo.
O texto narrativo baseia-se na ação que envolve personagens, tempo, espaço e conflito.  Apresenta uma determinada estrutura e os seus elementos incluem o narrador, enredo, espaço, personagens, espaço e tempo.
Na narrativa, o narrador é o responsável por contar a história, criando um texto que flui no imaginário do leitor, com a composição de tramas e a elaboração de personagens mais ou menos complexas. O texto narrativo também pode ser perpassado pelo tom poético, e as personagens podem ser conhecidas através de seus elementos físicos e por suas características psicológicas.
A narrativa é composta por um determinado tipo de estrutura dividida em: apresentação, complicação, clímax e desfecho.
Há três tipos de narradores: narrador-personagem, narrador-observador e narrador-onisciente.
. Encaixando as composições 

As músicas e poesias apresentadas (exceto Perguntas de um Operário que Lê), constroem uma narrativa. Elas são estruturadas em um ou vários espaços, e em uma sequência temporal percebível, e que estabelecem sentido para a compreensão dos leitores.

Os narradores presentes são todos do tipo narrador-observador, ou seja, aquele que observa os fatos e os transmite ao leitor, o considerado um narrador e 3ª pessoa.
Outra característica da narração observada nos textos é a formação dos personagens: há personagens principais, chamados de protagonistas e antagonistas, que geralmente lutam uns contra os objetivos dos outros; e também existem os personagens secundários, que contracenam com os principais em um mesmo cenário.

. Intertextualidade

A ligação presente entre os texto fica bem explícita, sendo que todos tratam da vida de um operário, de um trabalhador do dia-a-dia. As inquietações que esses personagens sofrem ao ser oprimidos por seu chefe, sobrevivem pelo pequeno salário, e muitas vezes não são nem mesmo reconhecidos pelo que fazem, pelo que criam. 

O romance também é abordado em Domingo no Parque e Faroeste Caboclo.A primeira música apresentando um feirante e operário que lutam pela mesma mulher; a segunda nos traz João de Santo Cristo, carpinteiro que se apaixona por uma mulher que o trai com seu pior inimigo.

Há alguns tipos específicos de intertextualidade, sendo eles: alusão, citação paródia e paráfrase.

No poema de Vinícius de Moraes, "O operário em construção", há uma citação e uma paráfrase presentes.

Citação:
"E o Diabo, levando-o a um alto monte, mostrou-lhe num momento de tempo todos os reinos do mundo. E disse-lhe o Diabo: 
- Dar-te-ei todo este poder e a sua glória, porque a mim me foi entregue e dou-o a quem quero; portanto, se tu me adorares, tudo será teu. 
E Jesus, respondendo, disse-lhe: 
- Vai-te, Satanás; porque está escrito: adorarás o Senhor teu Deus e só a Ele servirás. "
Lucas, cap. V, vs. 5-8. 

A paráfrase é referente ao mesmo versículo. Nesta, o autor cita um chefe oferecendo ao seu operário vários bens, para que este operário desistisse de lutar contra a opressão e contra e serisse ao sue patrão, mas o funcionário recusou. Essa referência remete a passagem acima,  em que o diabo oferece  poder e glória a Jesus para quele o servisse, mas Jesus recusa.



Publicado pelo grupo:

Guilherme Lamas 
Gustavo Resende
Lucas Galhardo
Paula Breviglieri