O conto
Contos dispersos é um livro que reúne contos de Alberto Moravia
entre os anos 1928 e 1951. Aqui,
abordaremos o conto chamado “Recordações de Circe”.
Circe
é, na mitologia grega, uma feiticeira muito poderosa. Dona de sua própria ilha
e especialista em venenos, ela recebe visitantes e é famosa por transformá-los
em animais. No conto de Moravia, o
narrador da história é Euríloco, companheiro de Ulisses. Ulisses é protagonista
da Odisséia,
poema épico da Grécia Antiga. Diferente da história contada originalmente, o
conto traz os acontecimentos de forma mais crítica e com uma visão nova.
Em “Recordações de Circe”, o narrador personagem
deixa claro, primeiramente, que a feiticeira não transformou os homens em
porcos com uma varinha e um passe de mágica. A transformação acontece aos
poucos. Euríloco conta que é uma característica do lugar que mora Circe que
todos os homens, que não são dignos de permanecerem homens, devido a fraquezas
ou vícios, virem porcos. Além disso, afirma que nenhum homem percebeu o que
estava ocorrendo. A maioria virava porco acreditando estar evoluindo.
O processo foi lento, mas era perceptível. O
primeiro passo veio com banhos de lama. Os homens afetados faziam isso como se
fosse algo natural e diziam para os demais que aquilo era algo dos deuses.
Assim, chamavam pelos companheiros e era perda de tempo tentar tirá-los de lá.
Em seguida, o gosto por comida mudou, começaram a comer cascas e restos.
Novamente, como se fosse normal. O terceiro fator foram os grunhidos.
Euríloco conta que uma noite todos os homens estavam
reunidos antes da hora de dormir. Nesse momento, brincando, um dos presentes se
pôs a imitar o som de vários animais como bois, cavalos e cachorros. Todos
riram e se divertiram até o homem começar a imitar porcos. A imitação foi feita
perfeitamente e com muito prazer. O rapaz se colocou de quatro e seguiu agindo
como porco dali em diante.
Logo, o narrador personagem evidencia que, no
momento da metamorfose, os homens já eram porcos em tudo, só lhes faltava o
rosto, a forma em si. A transformação aconteceu quando todos estavam reunidos à
mesa para o almoço. Circe em seu trono em uma ponta e Ulisses na outra. Diante
dele, havia uma travessa com um leitão assado inteiro. Ulisses, então,
levantou-se para cortar o animal e, no mesmo instante, uma serva passou pela
janela com recipientes. Neles, havia lavagem para os porcos.
Um dos homens, quando a avistou, gritou e saiu da
mesa. Rapidamente, pulou a janela e atacou a lavagem. Comeu aquilo com prazer e
alegria. Euríloco, assustado, olha para os companheiros e, para seu espanto,
observa neles um olhar de desejo. Os homens, então, largaram o banquete e se
entregaram a lavagem. Assim, a metamorfose aconteceu. Circe, sem mover-se em
seu trono, bate três vezes as mãos. No fundo do pátio, o pastor de porcos surge
e encaminha os, agora, porcos para as pocilgas.
Os Autores
Alberto Morávia é um pseudônimo de Alberto Pincherte,
que trocou seu nome por morar na Itália em período em que governos fascistas a
conduziam, e seu nome ser de origem
judaica. Lutou através de seus textos contra o fascismo, quando se mudou para
os EUA e passou a denunciar o governo italiano. Acreditava na necessidade de
haver coerência entre a literatura e a militância política. Porém, criticava a
modernidade, o desmoronamento das tradições, a melancolia, a incapacidade de
amar e a obsessão pela sexualidade.
Nosso grupo analisou seu conto como parte de suas
críticas aos tópicos anteriores, principalmente a modernidade. Sabendo que
Morávia tinha origem em uma família rica, dá pra se imaginar que sua concepção
de classe é um tanto quanto elitista, e considerando o contexto dos textos
escritos no livro “Contos Dispersos” que foi dos anos 1928 até 1951, em que
tínhamos a polarização mundial entre comunistas e capitalistas, podemos
interpretar os porcos como pessoas que possuíam ideologias diferentes das dele.
Os porcos no conto “Recordações de Circe” são
pessoas com uma realidade diferente dos que não foram afetados pela magia de
Circe, eles alegam ter uma sensibilidade diferente e não precisar consumir do
melhor e mais puro. Talvez, essa rebeldia seja o caso dos burgueses e
integrantes da elite que se aproximaram cada vez mais dos pobres, renunciando
suas riquezas, reconhecendo e convivendo com a realidade da maioria da
população. Essa é apenas uma das várias interpretações possíveis, mas é
importante lembrar uma parte do texto de Moravia em que os “porcos” chamam os
“humanos” de preconceituosos por não aceitarem a realidade deles. Talvez não
estejamos julgando todos os diferentes como porcos e inferiores?
Affonso Romano de Sant’anna, diplomado em letras
neolatinas pela UFMG foi participante ativo de movimentos de poesia nos anos 50
e 60 no Brasil. Sendo, em 1990, considerado pela revista “Imprensa” como um dos
10 jornalistas que mais influenciaram a opinião do país. E assim como Morávia
se prendeu fortemente às suas ideologias e em sua crônica “A Cegueira e o
Saber”, mostra forte negação às que vieram em momentos posteriores.
Não sabemos em qual classe social sua família estava
inserida, mas considerando as possibilidades que teve na juventude em uma época
em que o Brasil passava por algumas dificuldades, não é impossível que fosse
classe média ou alta. E por isso compactuava com as mesmas ideias que Moravia,
sendo inclusive um pouco ainda mais agressivo em seus textos, provavelmente por
ter sido jornalista e manter relação mais próxima do público que o lê.
Parte Técnica
O texto de Alberto Moravia pode se encaixar no gênero de conto por ser uma narrativa curta, que contém apenas um conflito e geralmente passa uma moral em seu fim. Afonso Romano de Sant'anna escreveu uma crônica que cita o texto de Moravia e se encaixa no gênero de crônica pois apresenta opinião do autor e faz uma crítica à sociedade.
Grupo responsável pela apresentação: Luiza Curityba, Fernanda Bonfim, Henrique Pfister e Joana Campos
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